BLOGUEIROS pretendem continuar com encontros para a troca de experiências | |
|
Se sua idéia de blog ainda é a de um espaço na internet onde adolescentes escrevem fatos do seu dia-a-dia, pode começar a rever seus conceitos. Aliás, este seu conceito já está ultrapassado há anos. Hoje, boa parte dos blogs estão tomando uma postura profissional e, até mesmo, virando a principal fonte de renda dos seus autores, os blogueiros. É nesta perspectiva que blogueiros do Estado se reuniram no último sábado, na lanchonete Bugaloo, das Graças, para o I Encontro de Blogueiros do Recife. A idéia foi discutir os modos de aumentar a popularidade dos blogs e criar uma organização estadual para o setor.
A iniciativa do encontro partiu do blogueiro Sampson Moreira, do ‘InovaVox.com’, que já freqüentou outras reuniões de blogueiros pelo Brasil (BlogCamps) e resolveu trazer esse conceito também para o Recife. “Queremos tornar os blogs mais populares em Pernambuco. Torná-los mais conhecidos e confiáveis como mídia e entre anunciantes”, comenta Sampson. Uma forma de conseguir isso é a aproximação com o público também fora da esfera da internet.
Um BlogCamp tradicional tem como característica principal ser uma “conferência” de blogueiros, um espaço onde os assuntos são pautados pelos próprios participantes. A idéia inicial do BlogCamp-PE é ser um pouco diferente disso. O intuito do encontro pernambucano seria trazer o público não blogueiro para conhecer esse ambiente e discutir essa nova mídia, oferecendo palestras e oficinas de comunicação e publicidade focando a web.
O impacto comunicativo e publicitário de um grande blog pode não ser percebido tão facilmente pelos seus freqüentadores, mas basta alguns números para que se tenha idéia do poder desta mídia. O blog de humor ‘Danosse.com’ recebe uma média de 36 mil visitantes ao dia e, de acordo com seu fundador, Alex Darkside, só com o faturamento do site em anúncios, conseguiu comprar uma moto e um notebook.
No caso do Sampson Moreira, o InovaVox virou sua principal profissão e fonte de renda. Outro que também já está lucrando com seu blog ‘folhadeseupaulo.com’ é o estudante do sexto período de Jornalismo da Unicap, ‘Seu Paulo’. “Já consegui fazer um cartão de crédito colocando blogueiro como profissão”, afima o blogueiro ‘Seu Paulo’.
O encontro também teve ares internacionais com a presença de Juan Diego Pólo, blogueiro espanhol que já mora há cinco anos no Recife. Diego é autor do blog ‘wwwhat’s new?’, um dos mais conhecidos blogs espanhóis. De acordo com Diego, sua visitação diária chega à casa dos 25 mil internautas, e cada um dos anúncios fixos lhe rende mensalmente 600 euros.
Atualmente, o método de viabilizar um blog financeiramente é através da ferramenta Adsense, do Google, sistema que anuncia produtos em determinadas áreas do site e converte cada clique do internauta nos anúncios em lucro para o blogueiro.
Uma vez iniciada a aproximação dos blogueiros recifenses, o próximo passo será a criação da confraria para organizar o cenário que dará suporte aos BlogCamps ou outros encontros que ainda estarão por vir.A iniciativa do encontro partiu do blogueiro Sampson Moreira, do ‘InovaVox.com’, que já freqüentou outras reuniões de blogueiros pelo Brasil (BlogCamps) e resolveu trazer esse conceito também para o Recife. “Queremos tornar os blogs mais populares em Pernambuco. Torná-los mais conhecidos e confiáveis como mídia e entre anunciantes”, comenta Sampson. Uma forma de conseguir isso é a aproximação com o público também fora da esfera da internet.
Um BlogCamp tradicional tem como característica principal ser uma “conferência” de blogueiros, um espaço onde os assuntos são pautados pelos próprios participantes. A idéia inicial do BlogCamp-PE é ser um pouco diferente disso. O intuito do encontro pernambucano seria trazer o público não blogueiro para conhecer esse ambiente e discutir essa nova mídia, oferecendo palestras e oficinas de comunicação e publicidade focando a web.
O impacto comunicativo e publicitário de um grande blog pode não ser percebido tão facilmente pelos seus freqüentadores, mas basta alguns números para que se tenha idéia do poder desta mídia. O blog de humor ‘Danosse.com’ recebe uma média de 36 mil visitantes ao dia e, de acordo com seu fundador, Alex Darkside, só com o faturamento do site em anúncios, conseguiu comprar uma moto e um notebook.
No caso do Sampson Moreira, o InovaVox virou sua principal profissão e fonte de renda. Outro que também já está lucrando com seu blog ‘folhadeseupaulo.com’ é o estudante do sexto período de Jornalismo da Unicap, ‘Seu Paulo’. “Já consegui fazer um cartão de crédito colocando blogueiro como profissão”, afima o blogueiro ‘Seu Paulo’.
O encontro também teve ares internacionais com a presença de Juan Diego Pólo, blogueiro espanhol que já mora há cinco anos no Recife. Diego é autor do blog ‘wwwhat’s new?’, um dos mais conhecidos blogs espanhóis. De acordo com Diego, sua visitação diária chega à casa dos 25 mil internautas, e cada um dos anúncios fixos lhe rende mensalmente 600 euros.
Atualmente, o método de viabilizar um blog financeiramente é através da ferramenta Adsense, do Google, sistema que anuncia produtos em determinadas áreas do site e converte cada clique do internauta nos anúncios em lucro para o blogueiro.
Sabe que tô aprendendo a gostar dessa idéia ?
0 pessoas comentaram:
Postar um comentário